Resenha: A Lista Negra

28 janeiro 2015

A Lista Negra
Hate List
Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Ano: 2012
Páginas: 272
Nota:
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

O livro fala sobre a volta de Valerie a escola, tempo depois de seu namorado ter matado a queima roupa muitos dos colegas que praticavam bullying com eles.
Muita gente acredita que Valerie é culpada, e permanecem acreditando nisso mesmo depois que as investigações tiraram ela da lista de suspeitos. Para algumas pessoas ela é mais culpado do que Nick, pois ela quem começou a fazer a Lista Negra com o nome de todas as pessoas que ela queria que morresem, inclusive seu pai. Para a garota a lista era apenas algo para tirar de seus ombros a frustração, mas Nick fez com que ela se tornasse real.
Valerie passa por visitas constantes ao terapeuta, Doutor Hieler, e ele acredita que ela não é a mandantr das mortes, embora até a própria mãe da garota acredite. De início Valerie fica relutante em ir a escola, mas doutor Hieler a convence.
Em uma briga com seu diretor por causa das novas regras impostas, e cabisbaixa por seus amigos terem abandonado-a, Valerie consegue terminar seu ano letivo amiga de pessoas que ela chamais quis por perto.

O livro me causou um pouco de confusão, pois havia momentos que do nada Valerie voltava ao passado com lembranças do namorado que se suicidou após o massacre.
Fiquei também com um pouco de raiva por ela não ter tomado as rédeas e contado a Jessica que ela fora ameaçada.
Pensei em desistir no começo, mas depois as cenas de Jessica e Valerie me obrigaram a continuar.

2 comentários

  1. Sempre tive curiosidade para ler esse livro. Bullying é um assunto que me preocupa e interessa. Minha vida no Ensino Médio não foi muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia porque acho que você vai gostar bastante. Bullying é um assunto que deveria preocupar muito mais gente, já que isso afeta muito as pessoas.
      Beijos

      Excluir