Músicas grátis para vídeos

14 junho 2016

Quem faz vídeos para o YouTube sabe como a música as vezes pode ser um grande problema na hora de postar os vídeos, pois muitas vezes somos obrigados a retirar a música por direitos autorais ou o vídeo é retirado do ar.
Para quem não está muito familiarizado com a aba "Criar" do YouTube, eles disponibilizam uma Biblioteca de Áudio com músicas gratuitas e também efeitos sonoros. Nessa mesma aba podemos encontrar as Políticas de Música e lá você pode procurar o nome da música que você quer usar e ver se ela está liberada para uso e quais são as restrições.

Vamos tomar como exemplo a música "Someone Like You" da Adele:
O YouTube avisa que você não tem autorização para o uso da música e quais as consequências do uso indevido dela em seus vídeos.

Agora vamos ver "Sorry" do Justin Bieber, uma música liberada para o uso:
Você pode usa-la, mas seu vídeo não será visível na Alemanha - algumas músicas impedem a reprodução do seu vídeo em mais de 200 países -, e anúncios poderão ser exibidos no seu vídeo, gerando receita ao proprietário dos direitos autorais da música por meio dos anúncios.

Uma grande dica antes de colocar uma música no seu vídeo é dar uma olhadinha no site de Políticas ou procurar uma música na Biblioteca do próprio Youtube. Se você não gostou de nenhuma músicas grátis que o YouTube libera, vou te dar algumas opções de músicas que você pode usar livremente nos seus vídeos sem correr risco algum, mas você obviamente precisa dar os créditos ao dono dela na descrição.

X I X X - Jeff Kaale

A maioria das músicas usadas nos meus vídeos são deste artista e ele libera as faixas para download no SoundCloud.

Hanvai

Outro artista que também libera faixas grátis. No perfil dele você também pode encontrar repostagens de músicas grátis de outros artistas.


Graves

Músicas com toques meio eletrônicos e algumas feitas em parceria com outros artistas.

No Soundclound você pode encontrar muitos outros artistas, e uma dica é procurar por "Casey Neistat", um famoso vlogger que utiliza músicas incríveis em seus vídeos e elas estão todas disponíveis na plataforma - algumas são pagas e outras não.
Outra opção é procurar por "Royalt Free Music" no Google e você terá vários sites com músicas grátis e sem restrição para usar em seus vídeos.

7 comentários

  1. Oi! Adorei o post!
    É sempre legal descobrir músicas novas para colocar em vídeos! É tão difícil achar músicas que não prejudiquem o canal. As vezes no SoundCloud o autor põe que pode usar livremente, ai você joga no Youtube e não pode...
    Já vou entrar no perfil desses artistas pra conferir!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje ainda não peguei nenhuma música que depois não podia, mas é horrível quando isso acontece, ainda mais quando você faz aquela edição super bacana baseada na música :(
      Beijos

      Excluir
  2. Muito boa mesmo essa dica para as meninas do YouTube! Deve ser terrível mesmo quando acontece de você descobrir que não pode usar a música depois de uma edição super top.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem ruim mesmo, sem contar que as vezes fica meio chato de você usar música famosa que todo mundo conhece hahaha.
      Beijos

      Excluir
  3. Adorei as dicas Jamile! Essa questão de utilizar músicas de Royalt Free é super importante. Quantas vezes já vi youtubers perdendo vídeos com milhares de visualizações por usar música sem licença. E tem gente que não tem noção disso, acha que a música esta lá para nos servir em qualquer forma, o que não é verdade. Eu não sou muito de fazer vídeos, mas eu acho super bacana testar e criar músicas no app Garage Band da Apple. Dá para fazer uns toquinhos bacanas e únicos para o canal!

    Desculpe por não responder o seu comentário lá no Madly Luv sobre aquele meu post sobre relacionamento abusivo :( O meu sistema de notificação de reply por e-mail deixou de funcionar (mas eu já resolvi, porém agora só funciona para os comentários novos). Juro que não te esqueci, viu? kkkkk Muito obrigada pelo seu apoio e suporte. ♥

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, Ana :) Achei bem legal o post, nem importa tanto o reply, mas sim a pessoa saber que está recebendo apoio de outras muitas pessoas.

      O pior da música com direitos autorais é sempre pra quem monetiza os vídeos, porque parece que o YouTube não permite tal vídeo ser monetizado por conta da música.
      Eu usava Garage Band só pra brincar mesmo, mas vou tentar algumas coisinha para um vídeo novo.
      Beijos

      Excluir
  4. Que post mais funcional! Já vi caso de cortarem o áudio do vídeo por conter a música não atuorizada - magina que tristeza, né? :( Esse post é utilidade pública! arrasou. Bj, Blog B de Bia

    ResponderExcluir