De Pernas Para o Ar

26 setembro 2017


Estou prestes a completar quatro consultas (tirando a primeira que nada mais é do que uma conversa rápida apenas para explicar sobre mim) com a psicóloga. Eu estava um pouquinho relutante porque já fiz tratamento psicológico quando criança e eu simplesmente odiava quando chegava o dia de me sentar naquela cadeira e contar da minha vida para aquela mulher que era mais louca do que eu. Mas como disse minha professora de psicologia:
Só louco faz psicologia porque acha que assim vai curar a loucura.
Nas primeiras duas consultas eu ainda estava com um pé atrás, mas depois isso passou e estou me sentindo um pouco mais aberta a dialogar. Toda consulta eu tenho que "levar" para ela algo para discutirmos, seja algo que me aborreceu ou me deixou bastante feliz, mas sempre tenho que levar algo. Em todas as consultas – até o momento – conversamos sobre apenas uma coisa que não vem ao caso, mas na próxima pretendo levar algo diferente que ainda não sei.

Com relação à psiquiatra, já tive três consultas, todas elas excelentes e que sempre me deixam empolgada para a próxima.

Primeira Consulta

Decidi ir até ela por conta da ansiedade, nervosismo e outras coisas. Nesse dia desabafei sobre minha vida e afins, até ela dizer que eu deveria iniciar um tratamento psicoterapêutico uma vez na semana por conta da depressão e da minha impulsividade.
 Ela me receitou o meu melhor amigo, Exodus, e desde então estou tomando-o e me sentindo uma pessoa totalmente diferente.

Segunda Consulta

Eu deveria já ter começado o tratamento psicoterapêutico, mas deixei a guia do convênio vencer. Expliquei pra ela como estava me sentindo, que já via diferença em mim e ela me perguntou se a minha família ou alguém ao meu redor tinha visto e falei que se notaram diferença, ninguém mencionou.
 No dia seguinte comentei com meus amigos da faculdade sobre essa pergunta dela e eis que todo mundo me notou diferente e eu fiquei super feliz com isso. A própria psiquiatra disse que já podia me sentir diferente em comparação com a primeira consulta e eu gostei disso.

Terceira Consulta

Na primeira consulta eu estava meio acanhada em contar das coisas, na segunda eu consegui me abrir um pouco, mas na terceira era como se nós duas fossemos amigas há anos. Eu consegui contar tudo para ela. Falar que me sentia diferente, contei que estava um pouco insegura sobre voltar ao meu antigo eu quando parasse de tomar o remédio e ela disse que ainda vai demorar mais ou menos um ano até começarmos a diminuirmos a dose para chegar a zero.
 Contei que tinha feito novas amizades na faculdade, que estava mais sociável (o Exodus também é para me ajudar com minha fobia social) e que a Kerlem estava tentando me ajudar a organizar minha vida na faculdade porque tenho um grande problema em lembrar qualquer coisa. Por conta desse meu esquecimento, ela me pediu para falar com a psicologa sobre isso e pedir alguns exercícios para me ajudar.
 Mencionei para ela sobre a Isa e o blog dela, de como ela se sentiu indo a primeira vez no psiquiatra e que também iniciou tratamento com remédios e que até indiquei à ela a psicóloga que estava indo.
 Falamos também sobre a Isabelle quando ela mencionou o tabu que ainda envolve a psiquiatria e a visão que as pessoas possuem sobre isso.
 Resumindo tudo, não vejo a hora de voltar para a quarta consulta que é só em Novembro. Começamos com quarenta dias entre uma consulta e outra e agora já partimos para cinquenta.

O título desse post pode até parecer que minha vida desandou e está tudo de pernas para o ar, mas é totalmente o contrário. Minha vida está se encaminhando, finalmente, do jeito certo, estou feliz e tratando da minha saúde. O título é simplesmente porque estou de pernas para o ar de felicidade, e também porque gostei muito desse gif da Michelle Malréchauffé.

2 comentários

  1. eu nunca fui a um psicologo, mas gostaria muito, pensei em ser psicologa muito tempo da minha vida mas deixei pra lá acho que não saberia lidar com tantos problemas alheios, mas é uma profissão que me deia fascinada, espero que tudo dê certo pra você e que as consultas te ajudem cada dia mais.

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico bastante fascinada pela psicologia. Apesar de ter um pouquinho o pé atrás com esses profissionais, semestre passado quando estava tendo psicologia, até passou pela minha cabeça a possibilidade de largar Design e estudar Psicologia, mas foi bem passageiro.
      Acho que você deveria ir em um para ver como é, como se sente e também se gosta. Seria uma experiência bem interessante, e se você fizer, volta aqui para me contar como foi, pois quero muito saber <3

      Excluir