Resenha: A Lista Negra

28 janeiro 2015

A Lista Negra
Hate List
Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Ano: 2012
PĂĄginas: 272
Nota:
Sinopse: E se vocĂȘ desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguĂ©m que vocĂȘ ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vĂĄrios alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detĂȘ-lo, Valerie tambĂ©m acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas Ă© responsabilizada pela tragĂ©dia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val Ă© forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino MĂ©dio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a famĂ­lia, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa histĂłria em que todos sĂŁo, ao mesmo tempo, responsĂĄveis e vĂ­timas.

O livro fala sobre a volta de Valerie a escola, tempo depois de seu namorado ter matado a queima roupa muitos dos colegas que praticavam bullying com eles.
Muita gente acredita que Valerie é culpada, e permanecem acreditando nisso mesmo depois que as investigaçÔes tiraram ela da lista de suspeitos. Para algumas pessoas ela é mais culpado do que Nick, pois ela quem começou a fazer a Lista Negra com o nome de todas as pessoas que ela queria que morresem, inclusive seu pai. Para a garota a lista era apenas algo para tirar de seus ombros a frustração, mas Nick fez com que ela se tornasse real.
Valerie passa por visitas constantes ao terapeuta, Doutor Hieler, e ele acredita que ela não é a mandantr das mortes, embora até a própria mãe da garota acredite. De início Valerie fica relutante em ir a escola, mas doutor Hieler a convence.
Em uma briga com seu diretor por causa das novas regras impostas, e cabisbaixa por seus amigos terem abandonado-a, Valerie consegue terminar seu ano letivo amiga de pessoas que ela chamais quis por perto.

O livro me causou um pouco de confusão, pois havia momentos que do nada Valerie voltava ao passado com lembranças do namorado que se suicidou após o massacre.
Fiquei também com um pouco de raiva por ela não ter tomado as rédeas e contado a Jessica que ela fora ameaçada.
Pensei em desistir no começo, mas depois as cenas de Jessica e Valerie me obrigaram a continuar.

2 comentĂĄrios

  1. Sempre tive curiosidade para ler esse livro. Bullying Ă© um assunto que me preocupa e interessa. Minha vida no Ensino MĂ©dio nĂŁo foi muito fĂĄcil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia porque acho que vocĂȘ vai gostar bastante. Bullying Ă© um assunto que deveria preocupar muito mais gente, jĂĄ que isso afeta muito as pessoas.
      Beijos

      Excluir