Mercadão e Centro de Campinas - Saída Fotográfica

05 junho 2016

Este sábado fui com o pessoal do meu curso de fotografia do Senac para uma saída fotográfica até o Mercado Municipal de Campinas, o famoso Mercadão, e demos uma volta pelo centro da cidade para fotografarmos.
IMG_2272 IMG_2274
Tínhamos que fotografar cores e detalhes da cidade, assim como também estávamos livres para fazer qualquer imagem que quiséssemos.
IMG_2314 IMG_2297
No Mercadão é possível encontrar de tudo e mais um pouco, desde ervas e carnes até outros tipos de utilidades. O pessoal da região sempre acaba recorrendo até lá pela variada opções de produtos e também dos preços.
IMG_2304
IMG_2310
Eu não sou muito de fotografar desconhecidos pela enorme vergonha e falta de sociabilidade, mas esse foi um dia de desafios e barreiras ultrapassadas, pois apanhei das configurações, pedi para fotografar pessoas que estavam no mercadão e algumas pessoas que eu fotografei na rua.
IMG_2392
Está foi feita enquanto ainda estávamos no Mercadão e o senhor foi bastante simpático em nos deixar fotografa-lo. Sem contar que também descobrimos que ele frequentemente é fotografado por alunos de outras turmas do Senac.
IMG_2447
IMG_2449
Assim que fotografei o senhor com o celular na mão, um dos moradores de rua pediu que eu fotografasse um colega (foto acima). Minha mãe sempre fala de como eles são bastante acessíveis e adoram tirar fotos, e eu nunca tinha realmente acreditado nisto até realmente acontecer comigo.
IMG_2465
Eu não me lembro bem o que ele falou enquanto o grupo o fotografava, mas era algo sobre ele se tornar presidente e ele parecia bastante contente com isso.
IMG_2475
Achei bem legal que o senhor estava no banco lendo o jornal normalmente e ele simplesmente olhou o pessoal com a câmera e continuou fazendo sua leitura.
IMG_2482
Essa foto foi feita na Travessa São Vicente de Paulo e fiquei bastante surpresa por nunca ter ido ou ouvido falar deste lugar mesmo morando na cidade há anos. Já temos um lugar para fazer looks do dia, resta só criar coragem e botar a cara no sol :)
IMG_2543
Já posso dizer que esse é um dos melhores ser humanos que eu conheci na minha vida. Geminiano (não me lembro muito bem), sabe muito bem de signos e fui obrigada a concordar com tudo que ele disse sobre os cancerianos sentimentais, pois era tudo verdade. Achei o jeito dele de conversar muito bacana e extremamente simpático, ele até distribuiu algumas papeis para nós com frases motivacionais e vou deixar o meu na carteira para sempre me lembrar de que eu conheci uma pessoa incrível a partir da fotográfia e sem ela eu jamais teria tido coragem de conversar com uma pessoa completamente desconhecida na rua.
IMG_2533
Essas são algumas das fotos que eu fiz do pessoal do curso, o restante você pode conferir na minha conta do Flickr. Travessa São Vicente de Paulo
Ana Costa
IMG_2400
Shirlei Freitas
IMG_2559
Camila

Uma das coisas que ficou desse dia é que temos tendência a pensar mal dos moradores de rua porque um ou dois não querem conversa ou simplesmente são mau humorados e acabamos perdendo a chance de conhecer pessoas que são legais e do qual podemos ter uma conversa bacana. Eu sempre fui uma dessas pessoas que passava longe pelo fato deles poderem mexer comigo, mas a vontade de pelo menos fotografar um deles nunca saiu da minha cabeça e fico feliz que nesse dia eu possa ter saciado a vontade e feito fotos das quais gostei muito.

Você pode conferir mais fotos desse dia clicando aqui :)


16 comentários

  1. Que fotos mais lindas e inspiradoras, principalmente essas com pessoas, cada uma com uma expressão diferente, adorei o post!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. que experiência incrível, achei linda as fotos, e me fez querer começar meu curso de fotografia ainda mais. Parabéns!

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Começa sim o curso, você vai gostar. O meu é o básico e eu achei que ia ser meio ruim e essas coisas, mas tudo que a gente aprende na teoria logo já saímos para colocar em prática e estou adorando.
      Beijos

      Excluir
  3. Que fotos lindas e cheias de história, fiquei viajando aqui vendo cada uma delas!
    Beijoss
    www.dontstopblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz que você tenha gostado, querida ❤️
      Beijos

      Excluir
  4. Que legal! Eu ficaria com vergonha de fotografar as pessoas, até porque teria que pedir permissão e tal, quando filme sem querer em um vlog já fico com vergonha, imagina fotografar? Mal sabem eles que podem usar essas fotos em suas redes sociais, porque as fotos ficaram incríveis! O jornal era mais importante pra ele, hahaha! Gostei dessa travessa que tem vários grafites na parede pra tirar fotos. Tem certas pessoas desconhecidas que a gente quer virar amigo pra sempre né? Eu também tenho medo de chegar perto dos moradores de rua com medo deles me fazerem alguma coisa e tal, mas a maioria que eu já falei, foi tranquilo. Linda essa sua experiência!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu morri de vergonha pra pedir autorização para fazer os retratos, mas foi um experiência muito legal e já quero de novo.
      Beijos

      Excluir
  5. OMG! Amei demais, ficou incrível *U* Ainda bem que mesmo com vergonha vc foi lá e fez acontecer, é isso aí! ;D
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jamile! Que fotos incríveis! Você manda bem, hein. kkk
    Gostei da variedade de produtos que o mercado tem, se eu morasse aí em Campinas, com certeza iria aí também AHSUIAHSIUAHSAS Aqui também tem um mercado municipal e a galera fala que e boa também, só que ainda não tive a oportunidade de ir ainda, e que me mudei pra SP fez um ano agora, hahah.

    Mas, hein, vasculhei o seu blog e gostei do seu conteúdo. Estou te seguindo no bloglovin e dei like na sua fanpage.

    Beijos.
    www.minineko.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Eu raramente vou ao Mercadão daqui, e tem gente que não gosta de ir lá por causa do cheiro e essas coisas haha.
      Fico bastante feliz que tenha gostado do meu blog.
      Beijos ♥

      Excluir
  7. Suas fotos FICARAM LINDAS, meu deus. Me ensina a tirar fotos assim, faz um post :D
    Cara, amei as construções, casas do mercadão!!!

    beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou preparando uns posts de fotografia, então em breve eles estarão por ai, Bá :)
      Obrigada pela visita, e estou muito feliz que você gostou das minhas fotos.

      Beijos

      Excluir
  8. Já fui algumas vezes no mercadão, mas nunca fui para fotografar. Na verdade eu morro de medo de andar na cidade com a câmera na mão. Sinto que a qualquer instante serei assaltada. Mas em grupo acho que é mais tranquilo. Queria muito andar pelo centro de Campinas pois tem vários lugares lindos para serem fotografados!

    Suas fotos ficaram lindas Jamile!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho medo, mas me senti mais a vontade sendo em grupo.
      Quando quiser fazer um passeio fotográfico pela cidade é só me chamar que vou adorar ir contigo :)
      Beijos

      Excluir