O Sol é para Todos

09 setembro 2017

Em uma passeada pelo site da Amazon, coloquei O Sol é Para Todos no carrinho, mas acabei comprando outros dois livros e deixando esse para uma próxima, e então o Pedro, um amigo da faculdade, disse que tinha o livro e me emprestaria. Fiquei meio que obcecada querendo acabar o livro logo e ocasionalmente fazendo perguntas a ele, mas com aquele medinho de receber algum spoiler. Cheguei até o final sem spoilers e me contendo para não procurar na internet sobre o final ou coisa do tipo.
O Sol é para Todos
To Kill a Mockingbird
Autor: Harper Lee
Editora: José Olympio
Ano: 1963
Páginas: 364
Nota:
Sinopse: Um dos romances mais adorados de todos os tempos, O sol é para todos conta a história de duas crianças no árido terreno sulista norte-americano da Grande Depressão no início dos anos 1930. Jem e Scout Fincher testemunham a ignorância e o preconceito em sua cidade, Maycomb – símbolo dos conservadores estados do sul dos EUA, empobrecidos pela crise econômica, agravante do clima de tensão social. A esperta e sensível Scout, narradora da trama, e Jem, seu irmão mais velho, são filhos do advogado Atticus Finch, encarregado de defender Tom Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma jovem branca. Mas não é só nessa acusação e no julgamento de Robinson que os irmãos percebem o racismo do pequeno município do Alabama onde moram. Nos três anos em que se passa a narrativa, deparam-se com diversas situações em que negros e brancos se confrontam. Ao longo do livro, os dois irmãos e seu pequeno amigo de férias, Dill, passam por tensas aventuras, grandes surpresas e importantes descobertas. Nos episódios vividos ao lado de personagens cativantes, como Calpúrnia, Boo Radley e Dolphus Raymond, aprendem e ensinam sobre a empatia, a tolerância, o respeito ao próximo e a necessidade de se estar sempre aberto a novas idéias e perspectivas.

O livro é todo narrado pela Scout – apelido carinhoso de Jean Louise –, filha de Atticus, um advogado da cidadezinha fictícia de Maycomb. Toda a história se passa na década de 30, quando se dá a Grande Depressão.

Na primeira metade do livro, conhecemos um pouco sobre a sociedade de Maycomb. Em suas férias, Scout juntamente de seu irmão mais velho Jem e seu amigo Dill, tentam fazer com que seu vizinho, Arthur Radley saia de casa. Há toda uma história em torno do porque Boo – como Arthur foi apelidado – não sai de casa há anos e isso faz com que a imaginação fértil das crianças façam brincadeiras com relação a isso.

Tudo muda quando o pai de Scout é nomeado advogado de defesa de Tom, um homem negro que foi acusado injustamente de estuprar uma garota branca. O comportamento dos habitantes de Maycomb muda de forma drástica com tudo isso, que passam não só a atacar Atticus, como também seus filhos.

O Sol é Para Todos envolve a gente em uma história sobre discriminação racial, racismo, direitos humanos e preconceitos históricos.

Parece que o livro faz parte das leituras, acho eu que obrigatórias, das escolas dos Estados Unidos e muitas pessoas são contras por dizerem que o livro é racista ou coisa do tipo, algo que eu não achei, mas obviamente estou aberta a discussões sobre ele.

Existe uma continuação que se passa vinte anos depois dos acontecimentos de O Sol é Para Todos e se chama Vá, Coloque um Vigia, lançado em 2015.

O livro é um clássico que independente de quantos anos após seu lançamento ele seja lido, seu conteúdo permanece relevante para dias atuais. Há muitos ensinamentos no livro que são passados por Atticus, um deles é que racismo é errado e ninguém merece ser preso e/ou morto apenas pela cor de sua pele.
Por ser narrado em primeira pessoa e por uma criança de seis anos de idade, o livro acaba sendo uma leitura extremamente agradável.


Uma das partes que mais gostei, e acabei usando em um trabalho da faculdade, é quando as crianças questionam Calpúrnia do porque ela fala como os outros negros quando está com eles sendo que ela não fala assim no seu dia-a-dia com as crianças.

Não vejo a hora de ler a continuação, pois é um livro que gostei bastante e infelizmente vi nele coisas que andam acontecendo diariamente na sociedade.
//

Como disse, estou aberta a discussões caso você tenha lido ele e principalmente se você teve uma visão do livro extremamente diferente da minha.

Se você quiser saber qual livro estou lendo atualmente ou quais já li, é só me seguir no Goodreads :)

4 comentários

  1. tenho muita vontade de ler esse livro! já está na minha wishlist de próximas aquisições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse livro é maravilhoso, vale muito a pena lê-lo. a história é incrível e passa uma mensagem bem forte para as pessoas.

      Excluir
  2. O que eu achei mais incrível nesse livro é como mostra uma visão inocente de toda essa situação. O racismo é triste, mas se fosse contado de outra maneira provavelmente seria só mais um livro. O enredo ganha todo um valor por ser narrado pelos olhos de uma garotinha que não entende muito sobre. Me lembrou esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=cpOb3db_Xuc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, a visão inocente é incrível no livro. as crianças não compreendem muito bem o que está acontecendo, e a forma com a qual elas vão descobrindo e aprendendo a lidar com isso é excelente.

      Excluir