É preciso dizer 'não'

22 outubro 2017

via Stocksnap.io
A faculdade é um lugar que vai te testar, vai te levar aos seus limites e também vai ajudar com que você se descubra, ou não. É um lugar que faz você começar a ter cabelos brancos ou perder cabelos, a passar nervoso e deixar outros nervosos.
Trabalho em grupo na escola já é ruim, mas na faculdade isso é mil vezes pior. Vai demorar um pouco até você achar um grupo perfeito para trabalhar, vai ter muita discussão e briga, mas você vai achar. Será preciso se juntar com algumas pessoas que só querem ser carregadas nas costas, mas quando você achar um grupo, aquele grupo que você tem certeza que quer ter ao seu lado para todos os trabalhos, aí sim as coisas começam a andar.

Você vai ter que dizer 'não' para pessoas que você gosta muito pelo simples fato de eles não fazerem nada e não se tocarem disso, ou se for como eu, do tipo que não consegue falar 'não', vai simplesmente – e infelizmente – levando essas pessoas e fazendo o trabalho deles, ganhando nota para eles.

Não tem como te falar para ser calmo, não dá para ser calmo na faculdade quando você tem doze matérias, acorda cedo, pega ônibus cheio e ainda chega na sala para estudar e ter que ficar ouvindo conversinha paralela de gente que só alimenta seu ranço. Mas dentre todas essas coisas, é preciso dizer 'não' quando aquela pessoa que você gosta quer entrar no seu grupo de trabalho, mas você não quer ela porque sabe que não faz nada e ainda usa desculpas para se justificar.

Infelizmente tem aquele porém. Você vai negar aquela pessoa no seu grupo, e ela vai para outro fazer exatamente a mesma coisa, até ninguém mais querer trabalhar com ela e no final essa pessoa vai ter que aprender – na marra – que nem tudo vai vir de mão beijada.

Eu queria dizer 'não' há muito tempo. Eu queria falar 'não, você não pode fazer comigo, porque no final acaba não fazendo nada', mas simplesmente não consigo. São muitos nãos, mas é preciso dizer.

Um comentário

  1. nossa, dizer nao pra quem a gente gosta é muito difícil. Já me senti trouxa em muitas situacoes.
    Acabei aprendendo a colocar logo limites assim que conheco as pessoas. Deixo logo claro que sou pragmática, se prejudique se quiser mas nao me meta no meio. Como diz o ditado, amigos, amigos, negócios a parte hahaaha. Muitas vezes tenho a impressao de que as pessoas sao bacanas com a gente já com a intencao de abudar depois. Acho que estou ficando velha, impaciente e rabugenta já.

    ResponderExcluir