80 posts // Uma resenha do Ășltimo livro que leu

25 abril 2015

Depois de meses sem qualquer post sobre, o 80 ideias de posts voltou. Pra vocĂȘ que Ă© a primeira vez no blog clique aqui pra saber do que eu to falando.
Um dos motivos por eu nĂŁo ter feito mais nenhum post do projeto era a pura preguiça e falta de vontade, e vou ser honesta com vocĂȘs, dos projetos fotogrĂĄficos que eu queria iniciar em 2015 nenhum deles aconteceu, e o Ășnico ao qual eu estou super me "dedicando" Ă© o Document Your Life, mas nĂŁo gravo todos os dias por motivos de ser esquecida.

Mas vamos para de lenga lenga e irmos direto ao que interessa. Pra essa volta do 80 Posts eu decidi escolher uma coisa bem "fĂĄcil" e que vocĂȘs jĂĄ estĂŁo super acostumados aqui no blog: resenhas de livros.
O Ășltimo livro que li - na verdade Ă© uma releitura - foi o "Quem Ă© vocĂȘ Alasca?" do John Green e eu tenho certeza que muita gente pode nĂŁo ter lido mas jĂĄ ouviu sobre.
Quem Ă© vocĂȘ, Alasca?
Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: IntrĂ­seca
Ano: 2005
PĂĄginas: 240
Nota: ❤ ❤ ❤ ❤ ❤
Sinopse: Miles Halter Ă© um adolescente fissurado por cĂ©lebres Ășltimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colĂ©gio interno Ă  procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava Ă  beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemĂĄtica e extremamente sensual, que o levarĂĄ para o seu labirinto e o catapultarĂĄ em direção ao Grande Talvez.

Jå tem uns dois anos desde que eu li esse livro pela primeira vez, e foi dentro da livraria mesmo que eu comecei e terminei, e ficou tão marcado em mim que eu nunca tirei da cabeça a vontade de compra-lo.

A história é narrada por Bujão (apelido de Miles em algumas ediçÔes) e uma coisa bem bacana do livro é que ao invés de capítulos, o livro é narrado em dias antes e dias depois de tal acontecimento de extrema importùncia na vida de todos da Culver Creek.

 Quando Miles chega a Culver Creek ele logo descobre que existe uma "rivalidade" entre os Guerreiros de Segunda Ă  Sexta (o pessoal rico do colĂ©gio) e o grupinho ao qual Miles acaba pertencendo, e de cara jĂĄ passa por um trote feito pelos Guerreiros, que resulta numa futura vingança.
Miles se apaixona por Alasca assim que Ă  vĂȘ pela primeira vez, e Ă© ela a fornecedora de cigarros dele e Coronel (ou Chip).

Uma coisa que é muito bem salientada no livro é a personalidade de Alasca. Ela é uma garota de atitude, mas que as vezes é meio estranha e acaba sendo extremamente impulsiva. Apesar de ser namorada de Jake, e sempre deixar isso e as relaçÔes sexuais deles bem claras, Alasca estå sempre fazendo certos tipos de elogios à Miles, seguidos de "eu namoro o Jake...".

Ela parece ter uma mania de querer arranjar uma namorada para todos os amigos, e assim que a oportunidade apareceu ela arranjou Lara para Miles, que mais pra frente protagonizam uma cena extremamente engraçada para o leitor, algo bastante diferente da maioria dos livros juvenis.
É quase impossĂ­vel falar muito sobre esse livro sem acabar dando um spoiler grandioso para quem nĂŁo leu, e logo apĂłs tal reviravolta que o livro tem, Coronel, Miles, Takumi e Lara, como de praxe na Culver Creek, planejam um grandioso trote com um pouquinho de ajuda dos outros estudantes do penĂșltimo ano.

Não sei se é apenas a minha edição, mas no fim do livro hå algumas perguntas sobre o livro respondidas por John Green, e felizmente lå não é mostrado o tal fato de extrema importùncia para a história.

HĂĄ quem ame esse livro, e tambĂ©m quem o odeie, e vocĂȘ? Qual sua opiniĂŁo sobre ele?

Nenhum comentĂĄrio

Postar um comentĂĄrio

© 2014 - wolfmess đŸŒ” | Base por Maira Gall | ModificaçÔes e Design por Jamile GaltĂ©rio (eu!)