80 posts // Uma resenha do último livro que leu

25 abril 2015

Depois de meses sem qualquer post sobre, o 80 ideias de posts voltou. Pra você que é a primeira vez no blog clique aqui pra saber do que eu to falando.
Um dos motivos por eu não ter feito mais nenhum post do projeto era a pura preguiça e falta de vontade, e vou ser honesta com vocês, dos projetos fotográficos que eu queria iniciar em 2015 nenhum deles aconteceu, e o único ao qual eu estou super me "dedicando" é o Document Your Life, mas não gravo todos os dias por motivos de ser esquecida.

Mas vamos para de lenga lenga e irmos direto ao que interessa. Pra essa volta do 80 Posts eu decidi escolher uma coisa bem "fácil" e que vocês já estão super acostumados aqui no blog: resenhas de livros.
O último livro que li - na verdade é uma releitura - foi o "Quem é você Alasca?" do John Green e eu tenho certeza que muita gente pode não ter lido mas já ouviu sobre.
Quem é você, Alasca?
Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: Intríseca
Ano: 2005
Páginas: 240
Nota:
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

Já tem uns dois anos desde que eu li esse livro pela primeira vez, e foi dentro da livraria mesmo que eu comecei e terminei, e ficou tão marcado em mim que eu nunca tirei da cabeça a vontade de compra-lo.

A história é narrada por Bujão (apelido de Miles em algumas edições) e uma coisa bem bacana do livro é que ao invés de capítulos, o livro é narrado em dias antes e dias depois de tal acontecimento de extrema importância na vida de todos da Culver Creek.

 Quando Miles chega a Culver Creek ele logo descobre que existe uma "rivalidade" entre os Guerreiros de Segunda à Sexta (o pessoal rico do colégio) e o grupinho ao qual Miles acaba pertencendo, e de cara já passa por um trote feito pelos Guerreiros, que resulta numa futura vingança.
Miles se apaixona por Alasca assim que à vê pela primeira vez, e é ela a fornecedora de cigarros dele e Coronel (ou Chip).

Uma coisa que é muito bem salientada no livro é a personalidade de Alasca. Ela é uma garota de atitude, mas que as vezes é meio estranha e acaba sendo extremamente impulsiva. Apesar de ser namorada de Jake, e sempre deixar isso e as relações sexuais deles bem claras, Alasca está sempre fazendo certos tipos de elogios à Miles, seguidos de "eu namoro o Jake...".

Ela parece ter uma mania de querer arranjar uma namorada para todos os amigos, e assim que a oportunidade apareceu ela arranjou Lara para Miles, que mais pra frente protagonizam uma cena extremamente engraçada para o leitor, algo bastante diferente da maioria dos livros juvenis.
É quase impossível falar muito sobre esse livro sem acabar dando um spoiler grandioso para quem não leu, e logo após tal reviravolta que o livro tem, Coronel, Miles, Takumi e Lara, como de praxe na Culver Creek, planejam um grandioso trote com um pouquinho de ajuda dos outros estudantes do penúltimo ano.

Não sei se é apenas a minha edição, mas no fim do livro há algumas perguntas sobre o livro respondidas por John Green, e felizmente lá não é mostrado o tal fato de extrema importância para a história.

Há quem ame esse livro, e também quem o odeie, e você? Qual sua opinião sobre ele?

Nenhum comentário

Postar um comentário