(Re)Começando o Bullet Journal

11 novembro 2017

No post Projetando o Futuro (?), falei rapidamente que comecei a fazer um Bullet Journal relatando minha primeira semana com o antidepressivo. Comentei que desisti dele por não ter saído como queria, quando o real motivo é: ele não estava Tumblr o suficiente para mim.
Passei vários meses assistindo vídeos e vendo tudo quanto é coisa sobre esse sistema, mas acabou que fiquei focada demais na estética que certas pessoas possuem, os materiais gringos incríveis, e aí me frustrei, resultando na minha desistência.
Acontece que dia desses ganhei uma caderneta nova bem parecida com um Moleskine e pensei: "agora vai". Ele é liso, então fica meio difícil escrever, pelo menos para mim, porque não consigo muito bem escrever em folhas sem linha, então recortei um pedaço de papel quadriculado e assim estou indo.

Se você não faz ideia alguma do que se trata o Bullet Journal, aqui vai uma explicação bem rápida e básica. O BuJo é um caderno em que você anota rapidamente suas tarefas do dia, lista de afazeres e qualquer coisa que quiser. É uma forma rápida e extremamente simples de se organizar.

Como funciona?

A primeira página do seu caderno tem, na maior parte das vezes, um título que indica que página é aquela. Isso serve para você identificar rapidamente o que quer olhar naquele momento, seja ele um dia ou conteúdo específico.
O método do BuJo tem esse nome porque usa o sistema de “bullets” ou “balas”, que são símbolos usados para te ajudar a identificar eventos, tarefas ou anotações.

Eu criei meu próprio sistema, que já tenho na cabeça em mudar em breve porque estou me esquecendo, porem o criador do sistema, RyderCarroll, criou um sistema universal para você usar ou modificar da forma que preferir.
  • Bolinha (‘•’): são as tarefas e servem para qualquer coisa que você precise fazer;
  • ‘X’: quer dizer que a tarefa foi concluída;
  • Sinal de maior que (‘>’): quer dizer que a tarefa migrou para outra data;
  • Sinal de menor que (‘<’): quer dizer que aquela tarefa está agendada, ou seja, ganhou dia e horário novo;
  • Círculo (‘○’): são os eventos;
  • Tracinho (‘–‘): sinaliza uma nota. Qualquer coisa que você queira anotar, porém que não seja uma tarefa ou evento.

São esses os símbolos básicos para identificação usados no Bullet Journal, mas você é livre para modifica-los da forma que achar melhor.
Quando uma tarefa ou evento for prioridade, você pode adicionar um asterisco (‘*’) nele, caso seja uma inspiração, pode usar um ponto de exclamação (‘!’), agora se for algo que você precisa pesquisar sobre ou coisa do tipo, pode usar um ponto de interrogação (‘?’). São esses símbolos que te ajudam a definir a importância de algo.

Cada Bullet Journal começa com alguns elementos deste esqueleto:
  • Index (Índice): uma lista compilada de suas páginas para futura referência;
  • Key (Chave): uma lista dos símbolos que você vai usar no seu sistema;
  • Future Log (Diário do Futuro): uma lista dos eventos futuros para os próximos meses. Aqui você adiciona as datas importantes, feriados e eventos já marcados com antecedência que você tem certeza que vão acontecer;
  • Monthly Log (Diário Mensal): aqui você transfere os eventos do Future Log em uma visão geral das tarefas, eventos e qualquer outra coisa do mês atual;
  • Daily Log (Registro Diário): são as tarefas diárias listadas rapidamente durante o dia.

Resolvi acrescentar coisas como “Trackers” ou “Rastreadores”, dividido entre o meu humor e hábitos diários feitos naquele dia, como lavar o cabelo ou postar no blog. Você decide o que quer controlar. Muita gente gosta de controlar o sono ou a quantidade de água que bebeu naquele dia, o que é algo bastante interessante.
Algumas pessoas fazem uma página específica para escrever algumas linhas por dia, outras para desenhar e você pode estar sempre olhando no Pinterest para mais inspirações.

É claro que o meu não está lá aquelas coisas por falta de dons artísticos e alguns materiais que quero adquirir, tanto para o BuJo quanto para a faculdade, mas quero continuar seguindo com ele.

Caso não queira investir em um caderninho para começar o seu, pode assistir o vídeo abaixo onde o ilustrador e escritor, Vitor Martins, te ensina a fazer um caderninho bem simples e gastando muito pouco. Quando comecei o meu, foi em um caderninho desses que agora utilizo para algumas coisas da faculdade.

Se depois desse post enorme você ainda não entendeu muito bem, deixo aqui o vídeo do próprio criador do Bullet Journal te explicando como funciona. Ligue as legendas e escolha a opção Português. No site oficial do BuJo você encontra um guia em PDF sobre como começar o seu, e o melhor, ele é traduzido 😍

Não vou negar que estou absolutamente viciada em passar minhas horas livres assistindo vídeos de BuJo e salvando no meu painel do Pinterest tudo quanto é coisa sobre esse método que vou vendo.

E você, também faz parte desse mundo dos Bullet Journals? Tem algo que gosta de rastrear e acha que vou gostar também? Deixa aí nos comentários que vou adorar testar coisas novas 😄


7 comentários

  1. esse post era tudo o que precisava, esto louca pra começar um mas não sabia nem por onde começar, solvou minha vida, e boa sorte com o seu!


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa fazendo um bem simples, não seja a louca do Pinterest igual a mim.
      Vai procurando um layout que te agrada :)

      Excluir
  2. Até que fim saiu esse post do Bullet Journal!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só a ideia de fazer o post do bullet journal tava quase fazendo aniversário hahahah

      Excluir
  3. eu acho lindo bullet journal e queria muito fazer um, mas confesso que tenho preguica e sinto até que é um pouco perda de tempo pra mim. Tenho agendas e quase nunca anoto as coisas que deveria fazer, acho que com o bullet journal eu faria a mesma coisa :(
    De qualquer jeito continuo achando todos lindinhos e fico babando haha

    ResponderExcluir
  4. Como, do fundo do meu ♥, queria ter um bujo. Sou uma planejadora, mas não consegui me adaptar muito o bujo e uso um planner simples. A forma como vc decora, as cores dos marca textos...ficou uma graça!
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de iniciar um bullet journal, mas fico receosa pelo mesmo motivo que ti no inicio, deixá-lo belo ao meu gosto :( Quem sabe um dia consiga, assim como tu fizeste. Está lindo!

    ResponderExcluir